Exercícios Resolvidos da terceira edição.

Na terceira edição do livro, novos exercícios foram adicionados, mudando o número de alguns exercícios das edições anteriores.

Para resposta dos exercícios de edições anteriores, clique aqui.

Capítulo 2

2-1 Converta Expressões matemáticas para Python

2-2 Converta uma expressão matemática no interpretador

2-3 Faça um programa que exiba seu nome na tela

2-4 Converta uma expressão matemática para Python

2-5 Escreva um programa que calcule a soma de três variáveis e imprima o resultado na tela

2-6 Cálculo do aumento de salário

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Capítulo 3

3-1 Complete a tabela com o tipo numérico correspondente

3-2 Complete a tabela com o resultado da expressão booleana correspondente

3-3 Complete a tabela a seguir utilizando a = True, b = False e c = True

3-4 Crie uma expressão para determinar se uma pessoa deve ou não pagar imposto

3-5 Resolva a expressão lógica para os dados da tabela

3-6 Expressão para decidir se um aluno tem a média para passar de ano

3-7 Faça um programa que peça dois números inteiros

3-8 Escreva um programa que leia um valor em metros e o exiba convertido em milímetros

3-9 Escreva um programa que leia a quantidade de dias, horas, minutos e segundos do usuário. Calcule o total em segundos

3-10 Faça um programa que calcule o aumento de um salário

3-11 Faça um programa que solicite o preço de uma mercadoria e o percentual de desconto

3-12 Escreva um programa que calcule o tempo de uma viagem de carro

3-13 Escreva um programa que converta uma temperatura digitada em °C em °F

3-14 Escreva um programa que pergunte a quantidade de km percorridos por um carro alugado pelo usuário

3-15 Escreva um programa para calcular a redução do tempo de vida de um fumante

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Capítulo 4

4-1 O que acontece se o primeiro e o segundo valores forem iguais?

4-2 Escreva um programa que pergunte a velocidade do carro de um usuário e diga se este foi ou não multado

4-3 Escreva um programa que leia três números e que imprima o maior e o menor

4-4 Escreva um programa que pergunte o salário do funcionário e calcule o valor do aumento

4-5 Verifique se os resultados foram os mesmos do Programa 4.2 com else

4-6 Escreva um programa que pergunte a distância que um passageiro deseja percorrer em km

4-7 Preço por categoria usando elses aninhandos

4-8 Escreva um programa que leia dois números e que pergunte qual operação você deseja realizar

4-9 Escreva um programa para aprovar o empréstimo bancário para compra de uma casa

4-10 Escreva um programa que calcule o preço a pagar pelo fornecimento de energia elétrica

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Capítulo 5

5-1 Modifique o programa para exibir os números de 1 a 100

5-2 Modifique o programa para exibir os números de 50 a 100

5-3 Contagem regressiva do lançamento de um foguete

5-4 Imprimir números ímpares até um valor lido

5-5 Escrever os 10 primeiros múltiplos de 3

5-6 Tabuada

5-7 Tabuada com valores iniciais e finais informados pelo usuário

5-8 Multiplicação com somas sucessivas

5-9 Divisão por subtrações sucessivas

5-10 Aceitar respostas com letras maiúsculas ou minúsculas

5-11 Cálculo do juros de uma poupança

5-12 Cálculo do juros de uma poupança com depósito mensal

5-13 Cálculo do pagamento de uma dívida com pagamentos mensais

5-14 Lendo números inteiros do teclado e parando quando zero é entrado

5-15 Máquina registradora com entrada por código

5-16 Rastreamento do programa 5.1 com valores especiais

5-17 Rastreie o programa 5.1 digitando 0 como valor

5-18 Modifique o programa da listagem 5.1 para aceitar notas de R$100

5-19 Modifique o programa que conta cédulas para também trabalhar com moedas

5-20 Rastreie e modifique o programa 5.19 para suportar valores menores que a menor moeda

5-21 Gerador de tabuadas com repetições aninhadas

5-22 Menu de operações matemáticas

5-23 Verifique se um número é primo

5-24 Escreva os n primeiros números primos

5-25 Calcule a raiz quadrada de um número usando o método de Newton

5-26 Calcule o resto da divisão inteira entre dois números utilizando apenas soma e subtração

5-27.a Identifique se um número é palíndromo - Variante A

5-27.b Identifique se um número é palíndromo - Variante B

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Capítulo 6

6-1 Modifique o programa 6.2 para ler 7 notas

6-2 Programa lê duas listas e que gera uma terceira com os elementos das duas primeiras

6-3 Programa que percorre duas listas e gera uma terceira sem elementos repetidos

6-4 O que acontece quando não verificamos se a lista está vazia antes de chamarmos o método pop?

6-5 Modificando o programa 6.7 para aceitar vários comandos

6-6 Duas filas

6-7 Usando pilhas para verificar se parênteses foram fechados na ordem correta

6-8 Modifique o programa 6.9 para não usar a variável achou

6-9 Procurando dois valores

6-10 Procurando dois valores e exibindo a posição onde foram encontrados

6-11 Modificando o programa 6.6 para usar for

6-12 Exibindo o menor elemento de uma lista

6-13 Exiba a maior e a menor temperatura, mas também a temperatura média

6-14 O que acontece quando a lista já está ordenada?

6-15 O que acontece quando dois valores são iguais?

6-16 Ordenar a lista em ordem decrescente

6-17 Solicite ao usuário o produto e a quantidade vendida

6-18.a Contando caracteres

6-18.b Contando caracteres - alternativa

6-19 Comparando listas

6-20 Comparando listas para detectar mudanças

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Capítulo 7

7-1 Procurando strings dentro de strings

7-2 Gere uma string com os caracteres em comum de duas outras strings

7-3 Gere uma terceira strings com os caracteres que aparecem somente na primeira ou na segunda string

7-4 Conte quantas vezes cada caractere aparece numa string

7-5 Leia duas strings e gere uma terceira com os caracteres da segunda, retirados do primeira

7-6 Substitua caracteres após ler 3 strings

7-7 Modifique o o jogo da forca de forma a mostrar a palavra secreta caso o jogador perca

7-8 Use uma lista de palavras com o jogo da forca

7-9 Modifique o jogo da forca de forma a usar listas para desenhar o boneco

7-10 Jogo da velha

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Capítulo 8

8-1 Escreva uma função que retorne o maior de dois números

8-2 Múltiplos

8-3 Escreva uma função que calcule a área de um quadrado

8-4 Calcule a área de um triângulo

8-5 Reescreve a função do Programa 8.1 para utilizar os métodos de pesquisa

8-6 Reescreva o programa 8.2 para utilizar for em vez de while

8-7 Calcule o maior divisor comum (MDC)

8-8 Calcule o menor múltiplo comum (MMC)

8-9 Rastreie o Programa 8.6 e compare o seu resultado com o apresentado

8-10 Escreve uma função que calcule a sequência de Fibonacci sem recursão

8-11 Validação do número de caracteres em uma string

8-12 Procura uma string dentro de uma lista

8-13.a Advinhe o número com 3 tentativas - Variação A

8-13.b Advinhe o número com 3 tentativas - Variação B

8-13.c Função para validar uma entrada

8-14 Modifique o programa do jogo da forca para escolher aleatoriamente a palavra a adivinhar

8-15 Use a função type para imprimir os tipos dos elementos de uma lista

8-16 Escreva um generator de número primos

8-17 Escreva um generator da séria de Fibonacci

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Capítulo 9

9-1 Imprima todas as linhas de um arquivo cujo nome é passado pela linha de comando

9-2 Imprimia as linhas de um arquivo. O nome do arquivo, a primeira e última linha a imprimir serão passadas na linha de comando

9-3 Escreva um programa que junte dois arquivos de entrada em um único arquivo de saída, preservando a ordem numérica

9-4 Crie um programa que junte dois arquivos em um terceiro arquivo

9-5 Inverta as linhas de um arquivo

9-6 Processe um arquivo linha a linha e interprete as linhas com = e ponto (.)

9-7 Escreva um programa para paginar um arquivo-texto

9-8 Altere o programa anterior para receber o número de caracteres por linha e o número de linhas por página pela linha de comando

9-9 Imprima vários arquivos cujos nomes serão passados na linha de comando

9-10 Escreva um programa que gere um grande arquivo de saída com o conteúdo dos arquivos cujos nomes serão passados na linha de comandos

9-11 Escreva um programa que conte quantas vezes cada palavra aparece em um arquivo

9-12 Conte as palavras de um arquivo e também a linha e coluna onde cada ocorrência foi encontrada

9-13 Imprima um arquivo recebendo o nome do arquivo, a primeira e última linha a imprimir da linha de comandos

9-14 Processe um arquivo, eliminando espaços repetidos e linhas em branco

9-15 Modifique o jogo da forca. Crie um arquivo com a lista de palavras e outro com os melhores 5 jogadores

9-16 Explique como os campos nome e telefone são armazenados no arquivo de saída

9-17 Altere o Programa 9.6 para exibir o tamanho da agenda no menu principal

9-18 O que acontece se nome ou telefone contiverem o caractere usado como separador em seus conteúdos? Explique o problema e proponha uma solução

9-19 Altere a função lista para que exiba também a posição de cada elemento

9-20 Adicione a opção de ordenar a lista por nome no menu principal

9-21 Nas funções de altera e apaga, peça que o usuário confirme a alteração e exclusão do nome antes de realizar a operação em si

9-22 Altere o programa da agenda para detectar se esta foi alterada e precisa ser gravada novamente

9-23 Salve o nome do arquivo da última agenda lida em outro arquivo

9-24 Explique o que acontece com a agenda se ocorrer um erro de leitura ou gravação

9-25 Modifique as funções pega_nome e pega_telefone para receber um parâmetro opcional

9-26 Verifique se duas entradas na agende tem o mesmo nome. Gere um erro caso encontre nome duplicados

9-27 Modifique a agenda para também controlar a data de aniversário e o email de cada pessoa

9-28 Modifique a agenda para poder controlar vários telefones por pessoa e também tipos de telefone

9-29 Gere a listagem dos filmes em html

9-30 Gere a listagem de filmes usando itens (listas) html

9-31 Verifique se z é um diretório

9-32 Modifique o programa anterior para imprimir se o nome passado na linha de parâmetro é um arquivo ou diretório

9-33 Gere uma página html com links para images encontradas em um diretório

9-34 Modifique o jogo da forca para cronometrar a duração da partida

9-35 Crie uma página HTML com o nome e tamanho de cada arquivo de um diretório passado e de seus subdiretórios

9-36 crie um programa que calcule o espaço ocupado por cada diretório e subdiretório, gerando uma página html com os resultados

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Capítulo 10

10-1 Adicione atributos à classe Televisão

10-2 Modifique a classe televisão para receber o canal inicial em seu construtor

10-3 Modifique a classe Televisão de forma que os canais pulem do mínimo para o máximo e vice-versa

10-4 Modifique o construtor da classe Televisão, usando parâmetros opcionais

10-5 Crie dois objetos, passando parâmetros ao construtor por nome

10-6 Altere o programa para não deixar o usuário sacar mais dinheiro que disponível no saldo

10-7 Modifique o método resumo da classe Conta para exibir o nome e o telefone de cada cliente

10-8 Crie uma nova conta, agora tendo João e José como clientes e saldo igual a 500

10-9 Crie classes para representar estados e cidades

10-10 Modifique as classes Conta e ContaEspecial para que a operação de saque retorne verdadeiro se o saque foi efetuado e falso, caso contrário

10-11 Altere a classe ContaEspecial de forma que seu extrato exiba o limite e o total disponível para saque

10-12 Modifique o método saque da classe Conta de forma que a verificação da possibilidade de saque seja feita por um novo método

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Capítulo 11

11-1 Faça um programa que crie o banco de dados preços.db com a tabela preços para armazenar uma lista de preços de venda de produtos

11-2 Faça um programa para listar todos os preços do banco preços.db

11-3 Escreva um programa que realize consultas do banco de dados preços

11-4 Modifique o programa do exercício 11.3 de forma a listar todos os produtos com preços entre esses dois valores

11-5 Escreva um programa que aumente o preço de todos os produtos do banco preços.db em 10%

11-6 Escreva um programa que pergunte o nome do produto e um novo preço

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