Exercício 07-10:

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# Parte do livro Introdução à Programação com Python
# Autor: Nilo Ney Coutinho Menezes
# Editora Novatec (c) 2010-2017
# Primeira edição - Novembro/2010 - ISBN 978-85-7522-250-8
# Primeira reimpressão - Outubro/2011
# Segunda reimpressão - Novembro/2012
# Terceira reimpressão - Agosto/2013
# Segunda edição - Junho/2014 - ISBN 978-85-7522-408-3
# Primeira reimpressão - Segunda edição - Maio/2015
# Segunda reimpressão - Segunda edição - Janeiro/2016
# Terceira reimpressão - Segunda edição - Junho/2016
# Quarta reimpressão - Segunda edição - Março/2017
# Terceira Edição - Janeiro/2019
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# Site: http://python.nilo.pro.br/
#
# Arquivo: exercicios\capitulo 07\exercicio-07-10.py
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#
# Jogo da Velha
#

# O tabuleiro
velha = """               Posições
   |   |      7 | 8 | 9
---+---+---  ---+---+---
   |   |      4 | 5 | 6
---+---+---  ---+---+---
   |   |      1 | 2 | 3
"""
# Uma lista de posições (linha e coluna) para cada posição válida do jogo
# Um elemento extra foi adicionado para facilitar a manipulação
# dos índices e para que estes tenham o mesmo valor da posição
#
#  7 | 8 | 9
# ---+---+---
#  4 | 5 | 6
# ---+---+---
#  1 | 2 | 3

posições = [
    None,  # Elemento adicionado para facilitar índices
    (5, 1),  # 1
    (5, 5),  # 2
    (5, 9),  # 3
    (3, 1),  # 4
    (3, 5),  # 5
    (3, 9),  # 6
    (1, 1),  # 7
    (1, 5),  # 8
    (1, 9),  # 9
]

# Posições que levam ao ganho do jogo
# Jogadas fazendo uma linha, um coluna ou as diagonais ganham
# Os números representam as posições ganhadoras
ganho = [
    [1, 2, 3],  # Linhas
    [4, 5, 6],
    [7, 8, 9],
    [7, 4, 1],  # Colunas
    [8, 5, 2],
    [9, 6, 3],
    [7, 5, 3],  # Diagonais
    [1, 5, 9],
]

# Constroi o tabuleiro a partir das strings
# gerando uma lista de listas que pode ser modificada
tabuleiro = []
for linha in velha.splitlines():
    tabuleiro.append(list(linha))

jogador = "X"  # Começa jogando com X
jogando = True
jogadas = 0  # Contador de jogadas - usado para saber se velhou
while True:
    for t in tabuleiro:  # Imprime o tabuleiro
        print("".join(t))
    if not jogando:  # Termina após imprimir o último tabuleiro
        break
    if (
        jogadas == 9
    ):  # Se 9 jogadas foram feitas, todas as posições já foram preenchidas
        print("Deu velha! Ninguém ganhou.")
        break
    jogada = int(input("Digite a posição a jogar 1-9 (jogador %s):" % jogador))
    if jogada < 1 or jogada > 9:
        print("Posição inválida")
        continue
    # Verifica se a posição está livre
    if tabuleiro[posições[jogada][0]][posições[jogada][1]] != " ":
        print("Posição ocupada.")
        continue
    # Marca a jogada para o jogador
    tabuleiro[posições[jogada][0]][posições[jogada][1]] = jogador
    # Verfica se ganhou
    for p in ganho:
        for x in p:
            if tabuleiro[posições[x][0]][posições[x][1]] != jogador:
                break
        else:  # Se o for terminar sem break, todas as posicoes de p pertencem ao mesmo jogador
            print("O jogador %s ganhou (%s): " % (jogador, p))
            jogando = False
            break
    jogador = "X" if jogador == "O" else "O"  # Alterna jogador
    jogadas += 1  # Contador de jogadas

# Sobre a conversão de coordenadas:
# tabuleiro[posições[x][0]][posições[x][1]]
#
# Como tabuleiro é uma lista de listas, podemos acessar cada caracter
# especificando uma linha e uma coluna. Para obter a linha e a coluna, com base
# na posição jogada, usamos a lista de posições que retorna uma tupla com 2 elementos:
# linha e coluna. Sendo linha o elemento [0] e coluna o elemento [1].
# O que estas linhas realizam é a conversão de uma posição de jogo (1-9)
# em linhas e colunas do tabuleiro. Veja que neste exemplo usamos o tabuleiro como
# memória de jogadas, além da exibição do estado atual do jogo.
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